Newsletters com Google Friends Connect

O envio de newsletters (ou boletins informativos) é uma forma interessante para contatar os seguidores de seu blog. O Google Friend Connect permite a criação e envio de newsletters a seus seguidores, de acordo com o seu interesse.



Esta é uma das funcionalidades mais interessantes do Google Friend Connect: você pode enviar uma newsletter aos seus seguidores. É mais uma forma para você manter contato com os seguidores de seu blog, mantendo-os atualizados ou enviando avisos importante a eles. É um mecanismo que deve ser utilizado com cuidado: afinal, ninguém gosta de ver sua caixa de e-mails cheia de comunicações não solicitadas.

1. Logo no início dessa página, você verá que pode marcar a caixa “Peça que os visitantes se inscrevam imediatamente após o primeiro acesso.”. É interessante marcá-la para que seus seguidores possam decidir, no momento da inscrição, se irão ou não recebe suas newsletters.

2. Você pode também colocar um gadget em seu blog para que seus seguidores atuais façam a assinatura de sua newsletter. Isso é feito clicando na opção “gadget de inscrição de boletim informativo” nessa mesma tela. Você deve configura suas opções e publicar o código num gadget de “HTML/JavaScript”.

3. Escrever sua newsletter é simples: basta utilizar o formulário existente na própria página, no passo 1. Note que você pode (e deve!) colocar links para seu blog e também figuras para tornar a newsletter mais agradável. Se preferir, você pode escrever sua newsletter em um editor de HTML (como o Windows Live Writer) e colar o código HTML nesta página. No final do editor, há uma caixa para marcar caso você deseje mostrar em sua newsletter quem se tornou seguidor de seu blog recentemente.

4. No passo 2, você deve escolher quem receberá a newsletter que você está escrevendo. Você pode enviá-la para todos ou direcionar apenas para quem respondeu determinadas opções em sua enquete. Note que há um botão “Recalcular” que mostrará a você quantas pessoas receberão a newsletter com base no critério que você selecionar.

5. Quando sua newsletter estiver escrita e os destinatários escolhidos, basta clicar em “Visualizar e enviar boletim informativo”, no item 3. Na aba “Histórico do boletim informativo” você poderá acompanhar os boletins já enviados.

Este é outro entre os recursos mais importantes do Google Friend Connect. É também um recurso que deve ser utilizado com moderação: se você começar a encher seus seguidores de informativos que não os interessem, é bem provável que eles irão bloquear o recebimento dos próximos – o que pode ser feito através de um link na newsletter que ele recebe.

0 comentários: